Pular para o conteúdo principal

Entrevista de Emprego

Cargo: Gestor

Requisitos: Superior Completo, Inglês Fluente, Capacidade de Gerenciar Conflitos. Desejável: MBA em Gestão, Experiência Internacional.


- Opâ! Eu quero.

Mandando o currículo.

Currículo selecionado.

Entrevista agendada.

 - Bom dia, você se candidatou para a vaga. Poderia nos contar um pouco sua experiência e suas capacidades profissionais?

(Bom irei falar exatamente o que eles querem ouvir, afinal de contas, preciso e quero esse emprego. Que mal há em mentir um pouco) ... após meia hora de entrevista.

-Bom nossa conversa foi ótima. Agradeço e retomaremos o contato.

-Beleza! A vaga é minha. Começo amanhã

Período de adaptação ao novo emprego.

Após 3 meses tudo dando errado.

Ao que parece nenhuma competência foi checada de forma correta pelo contratante. O funcionário não consegue desempenhar o mínimo sequer.

Reunião para resolver conflitos.

- Há quatro meses na nossa entrevista você contou que tinha todas as capacidades técnicas e profissionais para a investidura no cargo. Acontece que na prática você demonstrou exatamente o contrário. Poderia me dizer o que está acontecendo.

-Bom, não fiz nada de errado. Não faltei um dia. Não cometi nenhum ato contra a normativa da empresa, e pelo contrário, sou um dos funcionários que mais trabalha na empresa. Se o resultado não está acontecendo, bem a culpa não é minha. Não tenho sido ajudado pelos demais funcionários.

-Mas você é o gestor da empresa. Você disse que tinha capacidade de liderança e experiência no cargo. Como pôde ser pego de surpresa? E como justificar esses péssimos resultados apenas por conta de conflitos internos. Você realmente não tem culpa de nada?

-Não. E, se você continuar com essa conversa, irei processá-lo por assédio moral. Minhas competências foram comprovadas pelos meus diplomas (e daí que foram comprados) e pela minha experiência prévia (se você não checou os péssimos trabalhos que eu fiz outrora, a culpa é sua).

Chefe pensa, - e agora o que fazer? Se demiti-lo posso ser processado. Que droga! Devia ter checado melhor seus antecedentes profissionais.


Bom ao final de tudo você deve decidir se de fato o profissional deve se manter no cargo, mesmo sem ter a menor capacidade para honrá-lo. O nome do colaborador é Dilma Vana Rousseff, economista, e o cargo que ocupa é o de Presidente da República Federativa do Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A regra do 69

Uma pergunta simples ronda os mais curiosos sobre investimentos: quanto tempo demorará para que eu dobre meu capital investido. Ou seja, se eu coloco 100 reais hoje, ou um múltiplo, quanto tempo terei que esperar para meu capital dobrar? Alguns textos mostram de forma rápida a chamada regra do 72, que significa simplesmente que o tempo será T=72/taxa, ou seja, suponha que a sua taxa de juros real hoje seja de 14.15% ao ano (selic), por essa regra, o tempo que você irá demorar para dobrar seu capital é de 72/14.15, que é igual a 4,96 anos. Mas como chega-se a esse resultado? A conta é simples, e está indicada abaixo. Porém a regra não é do 72, é do 69... Portanto, tem-se uma regra bastante prática para calcular um valor bastante intuitivo. O quanto eu preciso esperar para que meu capital dobre, a uma dada taxa de juros. Felizmente, no Brasil vivemos um regime de taxa de juros elevada, porém, geralmente a conta é contrária: "quanto tempo devo esperar para que a...

O elefante e o circo e os investimentos em educação

Para cada 1 real investido, se tem como retorno R$ 4,88. Talvez uma das tarefas mais dispendiosas de um dono de circo seja treinar um elefante. O animal é extremamente forte, pesado (óbvio), come muito e difícil de lidar. Contudo, quase todo circo possui um elefante em seus números de adestramento. O porquê não é difícil de entender. O animal vive mais de 70 anos, e possui a maior memória entre os mamíferos terrestres. Portanto, a pesar do elevado custo de ensiná-lo, e de alimento e etc, o investimento inicial uma vez sendo implementado, o paquidérmico renderá 70 anos de shows impecáveis. A comparação pode parecer esdrúxula para alguns, mas o mesmo acontece ao ser humano, principalmente na primeira infância. A nossa capacidade de aprendizado é muito grande entre 2 e 5 anos, e podemos ter nossas habilidades cognitivias e socioemocionais impactadas de maneira bastante significativa. Obviamente não se faz mister que todas as crianças tenham pré-escola, mas o estimulo diário ao co...

Porte de Armas: equilíbrio pareto ineficiente

A segunda emenda americana data de 1791, ou seja, final do século 18. Nessa data, as armas existentes não passavam de 1 tiro por vez. A invenção do revolver ocorreu em 1836 por Samuel Colt. Logo, a ideia do uso de armas para proteção e utilização para fins recreativos se deu em um contexto muito diferente do atual, onde armas como metralhadoras automáticas, permitem facilmente mais de 100 disparos com uma única arma sem a necessidade de recarregar. As armas são um importante instrumento de auto-defesa. Principalmente em um contexto no qual a segurança e a vida das pessoas estão à mercê de sociopatas e criminosos. Contudo, as armas que são utilizadas para a defesa à vida, podem ser utilizadas para ceifá-la. Para se ter uma ideia, olhe em baixo o perfil de armamentos que existiam na época da liberação das armas e analise e compare com os padrões de armamentos modernos. As duas imagens mostram um contexto totalmente desconexo um do outro. Enquanto que um indivíduo armado...

Marcadores