Pular para o conteúdo principal

Esse tal de Juiz

Segundo o último edital para Juiz federal, para se tornar um Juiz o cidadão precisa ter as seguintes qualificações:
Ser bacharel em Direito, há três anos no mínimo, e apresentar o diploma registrado pelo Ministério da Educação até a data da inscrição definitiva. Ser bacharel em Direito, há três anos no mínimo, e apresentar o diploma registrado pelo Ministério da Educação até a data da inscrição definitiva.

Ou seja, o candidato pode prestar concurso para juiz a partir de 25 anos, dado que tenha ingressado na faculdade aos 17/18 anos. Repare que sequer o juiz precisa ter passado na OAB para se candidatar, e além disso, precisa entregar sua carteira e dar baixa na ordem no momento da sua posse.

As provas compõem as seguintes etapas:

 Primeira etapa - uma prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório.
 Segunda etapa- duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório.
 Terceira etapa- exame da vida pregressa (basta o candidato não ser considerado insano ou inadequado socialmente)
 Quarta etapa- prova oral eliminatória
 Quinta etapa- avaliação de títulos


e Fim. Agora você pode ser considerado DEUS no Brasil, e não prestou um exame sequer que pode ser auditado e verificado se existiu fraude no seu concurso.

Um exame interessante seria verificar a correlação entre as maiores notas do exame da ordem e ingresso como juiz. E verificar se de fato existe alguma relação entre habilidade em direito e ingresso na carreira.

Além do mais, a remuneração inicial do cargo de juiz substituto federal é de 23.997,19, segundo o edital publicado no DOU do dia 02/05/2014. Contudo, esse é apenas o vencimento básico, existem inúmeras outras vantagens, que irão constituir o vencimento total que beiram ao ridículo bem como aos direitos absurdos percebidos pelos que participam do Legislativo e Executivo brasileiro, tais como, carro de graça, moradia de graça, estudo para os filhos de graça, gasolina de graça, benesses de um estado rico e próspero chamado Brasil.


Após um processo de canonização que dura em torno de  um mês, o outrora bacharel em direito emerge cheio de poderes e divindade, ocupando um cargo equiparado ao Olimpo grego. Muito provavelmente a autoregressividade do sobrenome nesses cargos ajudam a manter a linhagem desses semi-deuses pura e ilibada de outros cidadãos de origem menos nobre.

Ps: Se você se revoltou com esse processo como eu, comece a pensar na ideia de juízes serem eleitos para cumprirem mandatos e não carreira. Ninguém pode possuir tamanho privilégio até que a aposentadoria o separe. Juízes deveriam ser escolhidos entre aqueles profissionais que cumpriram uma carreira imaculada, e que não poderia ser exercido por alguém que não tenha contribuído tanto profissionalmente como academicamente por no mínimo 15 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A regra do 69

Uma pergunta simples ronda os mais curiosos sobre investimentos: quanto tempo demorará para que eu dobre meu capital investido. Ou seja, se eu coloco 100 reais hoje, ou um múltiplo, quanto tempo terei que esperar para meu capital dobrar? Alguns textos mostram de forma rápida a chamada regra do 72, que significa simplesmente que o tempo será T=72/taxa, ou seja, suponha que a sua taxa de juros real hoje seja de 14.15% ao ano (selic), por essa regra, o tempo que você irá demorar para dobrar seu capital é de 72/14.15, que é igual a 4,96 anos. Mas como chega-se a esse resultado? A conta é simples, e está indicada abaixo. Porém a regra não é do 72, é do 69... Portanto, tem-se uma regra bastante prática para calcular um valor bastante intuitivo. O quanto eu preciso esperar para que meu capital dobre, a uma dada taxa de juros. Felizmente, no Brasil vivemos um regime de taxa de juros elevada, porém, geralmente a conta é contrária: "quanto tempo devo esperar para que a

Como combater a inflação inercial (indexação)

O indexação é uma forma de proteger sua reserva de valor. Um jeito de poder manter constante o rendimento de uma operação. Principalmente quando esta envolve troca de valores futuros, que, por conta da inflação, correm o risco de se deteriorarem rapidamente, conforme os meses e os anos passarem. A compra de bens de consumo duráveis e imóveis envolve, entre outras coisas, acordos de antecipação de receita para o lado do comprador, e postergação para o lado do vendedor. Para se protegerem da desvalorização da moeda (inflação) os agentes do lado da venda necessitam de instrumentos que lhe permitam atualizar o valor monetário dos fluxos de caixa futuros. Com isso a indexação se faz extremamente útil, pois sem ela, ninguém iria querer vender à prestação. Porém, uma compra indexada gera, também, incertezas para o lado do comprador, uma vez que, ele não tem condições de, a priori, conhecer qual será a taxa que irá vigorar para a correção de suas prestações. Gerando com isso um desco

O elefante e o circo e os investimentos em educação

Para cada 1 real investido, se tem como retorno R$ 4,88. Talvez uma das tarefas mais dispendiosas de um dono de circo seja treinar um elefante. O animal é extremamente forte, pesado (óbvio), come muito e difícil de lidar. Contudo, quase todo circo possui um elefante em seus números de adestramento. O porquê não é difícil de entender. O animal vive mais de 70 anos, e possui a maior memória entre os mamíferos terrestres. Portanto, a pesar do elevado custo de ensiná-lo, e de alimento e etc, o investimento inicial uma vez sendo implementado, o paquidérmico renderá 70 anos de shows impecáveis. A comparação pode parecer esdrúxula para alguns, mas o mesmo acontece ao ser humano, principalmente na primeira infância. A nossa capacidade de aprendizado é muito grande entre 2 e 5 anos, e podemos ter nossas habilidades cognitivias e socioemocionais impactadas de maneira bastante significativa. Obviamente não se faz mister que todas as crianças tenham pré-escola, mas o estimulo diário ao co

Marcadores