Pular para o conteúdo principal

O próximo alvo é a Petrobrás. Mercados derretem e Bolsonaro não tem outr...

Bolsonaro quer ser reeleito. Não, ele precisa ser reeleito. Entenda isso e concorde, caso não, volte até entender. A partir daí, o jogo fica claro e simples. Sem a economia funcionando, como ele achava, não. Como o Paulo Guedes vendeu para ele que estaria, bolsonaro não tem outra saída a não ser recorrer ao dirigismo estatal.

Está no seu DNA. Ele se juntou com o pior que havia de elite econômica, que são banqueiros. Uma espécie de gente que ganha dinheiro arbitrando, mas se faz de inteligente, e diz que ganhou devido a sua inteligência. Sim, Andre Esteves do Pactual nem teve envolvimento com Guido Mantega para vazar informações sobre o mercado de Renda Fixa. Tão pouco Daniel Dantas, no caso da Telecom.

Há um sinal claro de corrupção econômica que é ainda romantizada em algumas rodas. Os caras acham legal contar essa história. Até chegar no Lula, que roubou, mas deu para os pobres. Aí não, é pecado mortal. E bolsonaro terá que pecar. Isso, irá pecar, ao invés de dar bilhões para militares, políticos e assessores, terá que abrir mão de parte de 0.4% do orçamento para permitir que 50 milhões de pessoas, e 14 milhões de famílias continuem comendo, mal, diga-se, mas comendo.

Com isso, a petrobrás também está na mira. Pois além de miseráveis, o Brasil é formado por uma classe D e C que não sabe se terminará o ano no SPC ou Serasa, se terá emprego, subemprego e desemprego, que odeia andar de ônibus, e se acha rico porque já foi em Buenos Aires, e em algum momento já teve alguma condição e que já perdeu. Geralmente de gerações passadas, esses caras são parte relevante da população e estão também incluídos ai os evangélicos. A gasolina, gás, e todos os preços a eles indexados, que nesse ritmo farão essa classe abandonar plano de saúde, colégio particular, carro usado e carne de primeira.

Segue minha análise, lembrando que todos os nomes próprios deixados com minúsculas são de propósito, devido a pessoa ou a empresa ser/estar assim.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como combater a inflação inercial (indexação)

O indexação é uma forma de proteger sua reserva de valor. Um jeito de poder manter constante o rendimento de uma operação. Principalmente quando esta envolve troca de valores futuros, que, por conta da inflação, correm o risco de se deteriorarem rapidamente, conforme os meses e os anos passarem. A compra de bens de consumo duráveis e imóveis envolve, entre outras coisas, acordos de antecipação de receita para o lado do comprador, e postergação para o lado do vendedor. Para se protegerem da desvalorização da moeda (inflação) os agentes do lado da venda necessitam de instrumentos que lhe permitam atualizar o valor monetário dos fluxos de caixa futuros. Com isso a indexação se faz extremamente útil, pois sem ela, ninguém iria querer vender à prestação. Porém, uma compra indexada gera, também, incertezas para o lado do comprador, uma vez que, ele não tem condições de, a priori, conhecer qual será a taxa que irá vigorar para a correção de suas prestações. Gerando com isso um desco

A regra do 69

Uma pergunta simples ronda os mais curiosos sobre investimentos: quanto tempo demorará para que eu dobre meu capital investido. Ou seja, se eu coloco 100 reais hoje, ou um múltiplo, quanto tempo terei que esperar para meu capital dobrar? Alguns textos mostram de forma rápida a chamada regra do 72, que significa simplesmente que o tempo será T=72/taxa, ou seja, suponha que a sua taxa de juros real hoje seja de 14.15% ao ano (selic), por essa regra, o tempo que você irá demorar para dobrar seu capital é de 72/14.15, que é igual a 4,96 anos. Mas como chega-se a esse resultado? A conta é simples, e está indicada abaixo. Porém a regra não é do 72, é do 69... Portanto, tem-se uma regra bastante prática para calcular um valor bastante intuitivo. O quanto eu preciso esperar para que meu capital dobre, a uma dada taxa de juros. Felizmente, no Brasil vivemos um regime de taxa de juros elevada, porém, geralmente a conta é contrária: "quanto tempo devo esperar para que a

Inflação bate recorde. Eu avisei PO$$A!!

O desemprego avança, saltando 0.1 p.p nesse primeiro trimestre, e a inflação ACELERA ASSUSTADORAMENTE. Uma alta de 11.3 no acumulado dos últimos 12 meses, a maior inflação acumulada desde 2002. Vivemos tempos sombrios. Meus comentários para reforçar apenas uma única forma de ler o atual momento econômico. Quem aprova o atual mandrião e suas políticas ou está lucrando (como o pastor Gilmar) ou é maluco ou ambos!

Marcadores