Em economia, escala se refere a um sistema produtivo. Geralmente se fala em escala quando se mensura a utilização de insumos no sentido de produzir um determinado nível. Quando se utiliza menos insumos por cada unidade de produto, se tem uma situação de ganhos de escala. Em uma família esse produto é mensurado pelo nível de satisfação dos participantes, seja essa satisfação obtida com a vida conjugal, ou seja, com trocas que não são feitas por bens de mercado, como também com consumo, seja com bens materiais e experiências, como viagens e realizações em conjunto.
O casamento proporciona uma vantagem aos participantes, pois, como dividem um mesmo teto, podem entender seu orçamento como de uma empresa, mesmo que haja fontes diversas de renda. O balanço patrimonial familiar continuará o mesmo. Inclusive se acharem que a felicidade é algo que não pode ser contabilizado, se enganam, pois o GOODWILL contábil se aplica exatamente a felicidade conjunta ao compartilhar um seio familiar. O que na contabilidade empresarial é o quanto vale o ativo intangível, na contabilidade esse GOODWILL refletirá a felicidade - e essa pode inclusive ter sinal negativo, o que ocorre em diversos momentos de crise familiar.
A família é o alicerce da sociedade humana em todas as suas fases evolutivas, desde o período em que éramos caçadores e coletores. As vantagens desse arranjo são inegáveis, mas o mundo moderno parece querer deixar parte dessas mitigadas pelo fato de se privilegiar a liberdade individual. O qual, sem sombra de dúvidas, é muito menor depois de casado.
Fazer os planos, escolhas, errar e acertar, antes de casado se faz sozinho, e passa a ser em comum após o matrimônio. Os erros e os acertos serão partilhados. O casamento é o socialismo em força de lei. Por isso não entendo certos socialistas com aversão ao casamento ou a vida conjugal. Uma vez que, apenas em família a verdadeira comunhão ocorre. O melhor seguro social que já inventaram se chama família. Viver sozinho é comprar risco. Os mais aventureiros que me perdoem, mas compartilhar as aventuras é muito melhor!
Comentários
Postar um comentário