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Ingressos do Flamengo e a irracionalidade econômica

Em 2004 eu estava na final do Flamengo com o Santo André, paguei 15 reais em um ingresso que eu comprei na hora. Hoje, eu teria que desembolsar um mínimo de 250 reais. Isso diria que ou o bem que eu estou comprando cresceu muito de qualidade ou houve uma tremenda inflação da ordem de 1666%, neste período.

Todo time de futebol é monopolista no que tange a sua torcida. Sendo assim, dependendo do nível de elasticidade preço da demanda (quanto menor mais apaixonada será a torcida) poderemos, e quase sempre chegamos, a uma situação socialmente ineficiente.

De uma olhada no gráfico abaixo:



Esse caso, contudo, não se aplicará neste jogo, pois é provável que como qualquer bem de vício, uma final de campeonato esgote os ingressos. Contudo, o despendido do torcedor com certeza não estava previsto, sendo assim, o torcedor irá ficar de fora muitos outros jogos, pelo menos este ano por conta desse aumento dos preços.

Logo, pensando em uma situação dinâmica, caso o Flamengo perca este jogo é bem provável que os torcedores deixem de ir aos estádios por dois motivos: i) pela falta de recursos, ii) por uma promessa vazia, de assistir a um título do seu time.

Sou muito temerário quanto a racionalidade limitada de certos homens de negócio, visar o curto prazo é muito arriscado em se tratando de uma instituição que eu espero que seja perene, como um clube de futebol do nível do Flamengo. Portanto, é racional que as políticas de preços sejam antecipadas e estáveis, para que os torcedores possam se programar e, também, não pensem que a relação entre o clube e sua torcida é meramente uma relação de exploração e não de cooperação.

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