O apetite voraz das empresas de tecnologia tem dado o que falar. Cada vez mais observamos a formação oligopolista neste setor. Praticamente todas as novas ideias são devoradas rapidamente pelos 3 grandes grupos que dominam a internet, Google, Microsoft e Facebook. Contudo, esse apetite voraz por novas ideias deve vir com responsabilidade.
Alguém só aceita vender uma coisa se o seu preço de reserva for menor do que o preço oferecido. Para um proprietário de empresa, ele só venderá por um preço maior do que ele acha que vale. Ou então, para garantir uma aposentadoria feliz sem preocupação.
A segunda opção não parece ser o caso dos dois donos do Whatsapp, cuja idade do mais velho é 40 anos. Logo, fico pensando se de fato essa tendência ao oligopolismo melhora ou não a eficiência do sistema. Pois claramente, o que o facebook quer fazer é retirar um potencial concorrente ao seu sistema.
Dessarte, sair comprando tudo quanto é empresa de tecnologia pode ser uma estratégia ótima caso seu caixa garanta o prejuízo momentâneo do overpricing gerado nessas operações. Que a longo prazo tende a se reverter com o aumento do poder de mercado da sua empresa. No entanto, o sistema perde a ineficiência, e consigo ver em um futuro próximo, empreendedores especializados em tocar boas ideias para serem adquiridas por um preço maior do que valem pelas gigantes do mercado.
Comentários
Postar um comentário