O teorema do orçamento equilibrado preconiza que, dado o aumento em uma unidade de gasto do governo, provido pelo aumento de uma unidade na arrecadação - por isso o nome equilibrado, pois não envolve aumento do endividamento - haveria, então, o aumento no produto do país em uma unidade. Conclusão, elevação dos gastos públicos e elevação dos tributos, tendencia esta observada principalmente a partir da 2ª Guerra Mundial.
No entanto, os fatos estilizados demonstram que, para qualquer governo gastar uma unidade monetária ($1) se faz mister arrecadar pelo menos uma fração X a mais ($1 + x). Fato este devido aos custos de transação. O fator x é tão maior, quanto forem maiores os custos de transação, ineficiência e corrupção do sistema administrativo. E funciona em deseconomia de escala, ou seja, quanto maior o governo maior será essa proporção x.
No caso brasileiro, tendo a estimar um x maior do que 1, ou seja, para cada um real gasto, se faz necessário arrecadar pelo menos 2. Mostrando, com isso, que uma política que visasse o crescimento do produto, necessariamente, deveria promover a queda nos gastos e a redução nos tributos, aumentando a renda disponível das pessoas para consumo e poupança, aumentando-se com isso a demanda e o investimento.
ResponderExcluirOlá equipe Bling!
Meu nome é Wesley e encontrei o site de vocês no Google, e gostaria de saber se posso destacar Gratuitamente os produtos e serviços de vocês em meu blog?
No último ano geramos mais de 3 Milhões de impressões em nosso blog e tivemos mais de 500 Mil clicks em nossas publicações. Acredito que nossa audiência pode agregar valor e novos negócios para vocês.
Por sua vez, gostaríamos de lhe pedir que colocasse um link de texto em um post ou em alguma das páginas do seu site que fossem similar ao meu negócio, topa?
A troca de links ou guest post aumenta o número de novos acessos ao sites e potencializa nossa autoridade diante dos concorrentes, e melhora o nosso posicionamento na busca do Google.
Caso queira prosseguir responda a mensagem para que lhe envie detalhes de como faremos a publicação, se preferir me ligue, o número WhatsApp (11) 9.7455-4942.
Atenciosamente,
Wesley Alves
Palestrante Profissional
Site: palestraparaprofessores.com.br
Mail: palestraparaprofessores@gmail.com
Fone +55 (11) 9.7455-4242
Fone +55 (35) 9.960-6583