Meus caros, o valor econômico é algo estocástico. Isso significa que é difícil antecipar quanto vale um determinado bem. Por exemplo, quanto vale um ingresso para o jogo do Flamengo. Resposta: depende.
O tíquete médio do jogo ontem foi de R$120,00. No entanto, se soubessem os torcedores antecipadamente do resultado, quanto valeria este mesmo ingresso? Além disso, assistir ao mesmo time tem valor diferente, para situações diversas. Ontem estávamos em uma final. Fazer um jogo contra um time da série D no Carioca tem outro valor.
Portanto, ao precificar qualquer bem, a teoria subjetiva do valor tem que estar alinhada com uma teoria que utilize a probabilidade conhecida ou estimada sobre o comportamento do valor de um determinado bem. Por isso o cálculo econômico é tão difícil, e falar de economia é bem diferente do que falar de contabilidade. Também é por isso que quando se ouve falar que o PIB cresceu em 1% não comemore e nem fique triste, tudo depende de como se deu em termos de resultados, bens que ao serem produzidos funcionam como um jogo de dados, ora podem dar o número 6, ora o número 1. Haja visto o exemplo prático que é o preço do petróleo que tanto afeta a economia fluminense atualmente.
Knigth (1921), Von Neumann e Morgenstern (1954) e Arrow (1971) construíram uma teoria da escolha sob incerteza, que mostra o quanto é complicado a arte de precificar algo, ou seja, valorar um determinado bem. Na prática é quase impossível (evento de probabilidade zero) acertar o preço justo de algo. Por isso há tantos arrependimentos no mundo dos consumidores.
Pensando no jogo de ontem. Quanto valeria o ingresso se o zagueiro Réver acertasse aquele chute aos 43 do segundo tempo. Ou se ao invés de entrar com o Cuellar que em campo demonstrou nervosismo, pouca inspiração nos passes, e excesso de falta, o técnico tivesse entrado com o mais do que precificável Márcio Araújo, uma verdadeira distribuição uniforme, nesse mundo de bestas estocásticas do futebol. Talvez não houvéssemos sofrido o gol de empate, devido a um penalty infantilmente cometido.
Comentários
Postar um comentário