Pular para o conteúdo principal

A lógica macroeconômica invertida à Brasil.

Estudamos em macroeconomia 1, um modelo bastante básico, mas que tende a refletir com certo realismo as consequências de duas políticas macroeconômicas possíveis: fiscal e monetária. Aprendemos, também, que uma política expansionista recebe esse nome pois visa elevar o produto (PIB), já a contracionista visa justamente o oposto.

Alguns não economistas devem se perguntar: quando é desejável promover uma política econômica contracionista? Afinal de contas, quem em sã consciência iria querer promover uma redução do produto da economia? Bom, acontece que em momentos em que a produção passa a exceder os níveis de pleno emprego, os custos dos fatores de produção passam a subir, o que promoverá um aumento dos preços, eclodindo em inflação e instabilidade. Ou seja, não é apenas o crescimento que se busca alcançar, mas sim, um crescimento com estabilidade nos níveis de preços.

No momento atual, vivemos uma soma de inflação e desemprego, além da queda no nível de produção. E perguntamos: como isso é possível, e mais: como podemos reverter este quadro. Uma resposta sucinta para a primeira é: como o governo brasileiro resolveu promover grande parte do seu crescimento através do aumento do gasto público, aumento este sem equilíbrio fiscal, promoveu-se um aumento da dívida pública, que demanda um aumento dos juros, para que os gastos consigam ser financiados via dívida, e não impostos. Logo, ao promover um aumento nos gastos sem um orçamento equilibrado, promove-se em um segundo momento, uma subida dos juros, que é uma política monetária contracionista. Logo, gasto público influencia juros, caso não haja equilíbrio fiscal.

A segunda resposta é mais complicada. Uma vez que os dois remédios para uma recessão são aumentar os gastos públicos e reduzir juros, como fazer ambos, se estão amarrados um ao outro, pois existe dominância fiscal? Não há como reduzir os juros e elevar o gasto público nesse cenário. Além disso, o Governo agora quer promover uma redução de juros subsidiada para alguns setores - um dos pilares da nova matriz macroeconômica, e responsável por o estado atual das coisas. Ou seja, irá promover ainda mais incerteza e assimetria em um cenário de recessão e desemprego.

Uma saída possível seria retomar o equilíbrio orçamentário. Para isso, seria necessário um duro corte de gastos do governo. Porém, o que parece ter sido escolhido foi promover um ajuste fiscal fantasioso. Utilizando recursos das reservas cambiais, além de outras contas do Banco Central. Isso, só gerará mais custos no futuro, pois o problema do desajuste fiscal ainda não foi consertado. O equilíbrio fiscal só virá com uma reforma tributária que simplifique as regras do jogo, facilite a vida dos bons pagadores, e complique a vida dos inadimplentes. Porém, o que a regra hermética e ineficiente atual faz é justamente o oposto. Pois quanto mais complicada a regra, mas bons advogados assessorarão quem pode pagar por tal, para pagar menos impostos.

Além disso, a política monetária deve ser independente. Não pode obedecer uma agenda política, do contrário, estaremos fadados a sempre viver fenômenos inflacionários como o atual. E, conforme eu já discuti, quanto mais inflação maior será a desigualdade de renda, e com um diferencial ainda maior entre pobres e ricos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como combater a inflação inercial (indexação)

O indexação é uma forma de proteger sua reserva de valor. Um jeito de poder manter constante o rendimento de uma operação. Principalmente quando esta envolve troca de valores futuros, que, por conta da inflação, correm o risco de se deteriorarem rapidamente, conforme os meses e os anos passarem. A compra de bens de consumo duráveis e imóveis envolve, entre outras coisas, acordos de antecipação de receita para o lado do comprador, e postergação para o lado do vendedor. Para se protegerem da desvalorização da moeda (inflação) os agentes do lado da venda necessitam de instrumentos que lhe permitam atualizar o valor monetário dos fluxos de caixa futuros. Com isso a indexação se faz extremamente útil, pois sem ela, ninguém iria querer vender à prestação. Porém, uma compra indexada gera, também, incertezas para o lado do comprador, uma vez que, ele não tem condições de, a priori, conhecer qual será a taxa que irá vigorar para a correção de suas prestações. Gerando com isso um desco

A regra do 69

Uma pergunta simples ronda os mais curiosos sobre investimentos: quanto tempo demorará para que eu dobre meu capital investido. Ou seja, se eu coloco 100 reais hoje, ou um múltiplo, quanto tempo terei que esperar para meu capital dobrar? Alguns textos mostram de forma rápida a chamada regra do 72, que significa simplesmente que o tempo será T=72/taxa, ou seja, suponha que a sua taxa de juros real hoje seja de 14.15% ao ano (selic), por essa regra, o tempo que você irá demorar para dobrar seu capital é de 72/14.15, que é igual a 4,96 anos. Mas como chega-se a esse resultado? A conta é simples, e está indicada abaixo. Porém a regra não é do 72, é do 69... Portanto, tem-se uma regra bastante prática para calcular um valor bastante intuitivo. O quanto eu preciso esperar para que meu capital dobre, a uma dada taxa de juros. Felizmente, no Brasil vivemos um regime de taxa de juros elevada, porém, geralmente a conta é contrária: "quanto tempo devo esperar para que a

Inflação bate recorde. Eu avisei PO$$A!!

O desemprego avança, saltando 0.1 p.p nesse primeiro trimestre, e a inflação ACELERA ASSUSTADORAMENTE. Uma alta de 11.3 no acumulado dos últimos 12 meses, a maior inflação acumulada desde 2002. Vivemos tempos sombrios. Meus comentários para reforçar apenas uma única forma de ler o atual momento econômico. Quem aprova o atual mandrião e suas políticas ou está lucrando (como o pastor Gilmar) ou é maluco ou ambos!

Marcadores