Pular para o conteúdo principal

Licença TPM: feita por homens e prejudicará as mulheres.

A lei que permite que mulheres possam desfrutar de licença remunerada durante o seu período menstrual, ao que parece, está sendo celebrada de forma errada - na minha opinião - entre as mulheres que trabalham - inclusive- no setor privado.

Meu argumento é um só. Como o salário entre indivíduos que possuem o mesmo cargo (diferente de exercerem a mesma função ou trabalharem igualmente) necessita ser igual por força da lei, as mulheres agora irão perceber uma remuneração maior por hora efetivamente trabalhada. Contudo, caso esse aumento percentual (que em um mês de 20 dias, onde 3 dias perfazem 15%) de 15% não venha acrescido de um aumento de produtividade na mesma ordem, provocará um descasamento entre produtividade e salário. E quando essa conta pesa para o lado do salário o resultado é um só. Demissão!

Ou seja, mulheres que não elevarem sua produtividade média em 15%, ou que não ignorarem a nova lei, terão sérios problemas para manter seus empregos, dado que, seus contratos de trabalho foram celebrados em um momento em que essa lei não valia.

Além disso, com o aumento do desemprego devido à crise econômica que assola o país há pelo menos 2 anos, e que ao que parece, irá se perdurá pelo menos até 2017, as novas contratações serão feitas com bastante cautela por parte das empresas. E, sem sombra de dúvidas, escolher grupos que recebem benesses de forma viesada através de uma lei, pode parecer aos olhos e análise dos empresários uma aposta muito mais arriscada.

O argumento que sustenta meu raciocínio é que, cada vez que se impõe uma restrição em uma negociação, rara são as vezes que é promovida uma melhora de Pareto - onde ambos saem ganhando, ou pelo menos, ninguém perde nada. Na maioria dos casos, um ou ambos perdem com a imposição de novas regras. A título de exemplo, o estatuto LGBT impõe duras sansões a quem demitir um funcionário por critério de preferência sexual. Porém, como julgar uma demissão pode ser algo subjetivo. Contratar um profissional homossexual, que se for demitido, pode alegar futuramente discriminação é uma alternativa mais arriscada do que contratar um profissional hétero.

Conforme o risco de se contratar um grupo aumenta, maior será o valor do outro grupo. Aquele que não possui nenhuma lei que defenda ou garanta seu emprego em caso de discriminação ou provenha direitos além dos vigorados de forma padrão há algum tempo. Logo, o que a lei da licença menstrual provocará é um aumento do desemprego feminino e um aumento ainda maior da diferença salarial entre homens e mulheres. Infelizmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como combater a inflação inercial (indexação)

O indexação é uma forma de proteger sua reserva de valor. Um jeito de poder manter constante o rendimento de uma operação. Principalmente quando esta envolve troca de valores futuros, que, por conta da inflação, correm o risco de se deteriorarem rapidamente, conforme os meses e os anos passarem. A compra de bens de consumo duráveis e imóveis envolve, entre outras coisas, acordos de antecipação de receita para o lado do comprador, e postergação para o lado do vendedor. Para se protegerem da desvalorização da moeda (inflação) os agentes do lado da venda necessitam de instrumentos que lhe permitam atualizar o valor monetário dos fluxos de caixa futuros. Com isso a indexação se faz extremamente útil, pois sem ela, ninguém iria querer vender à prestação. Porém, uma compra indexada gera, também, incertezas para o lado do comprador, uma vez que, ele não tem condições de, a priori, conhecer qual será a taxa que irá vigorar para a correção de suas prestações. Gerando com isso um desco

A regra do 69

Uma pergunta simples ronda os mais curiosos sobre investimentos: quanto tempo demorará para que eu dobre meu capital investido. Ou seja, se eu coloco 100 reais hoje, ou um múltiplo, quanto tempo terei que esperar para meu capital dobrar? Alguns textos mostram de forma rápida a chamada regra do 72, que significa simplesmente que o tempo será T=72/taxa, ou seja, suponha que a sua taxa de juros real hoje seja de 14.15% ao ano (selic), por essa regra, o tempo que você irá demorar para dobrar seu capital é de 72/14.15, que é igual a 4,96 anos. Mas como chega-se a esse resultado? A conta é simples, e está indicada abaixo. Porém a regra não é do 72, é do 69... Portanto, tem-se uma regra bastante prática para calcular um valor bastante intuitivo. O quanto eu preciso esperar para que meu capital dobre, a uma dada taxa de juros. Felizmente, no Brasil vivemos um regime de taxa de juros elevada, porém, geralmente a conta é contrária: "quanto tempo devo esperar para que a

Inflação bate recorde. Eu avisei PO$$A!!

O desemprego avança, saltando 0.1 p.p nesse primeiro trimestre, e a inflação ACELERA ASSUSTADORAMENTE. Uma alta de 11.3 no acumulado dos últimos 12 meses, a maior inflação acumulada desde 2002. Vivemos tempos sombrios. Meus comentários para reforçar apenas uma única forma de ler o atual momento econômico. Quem aprova o atual mandrião e suas políticas ou está lucrando (como o pastor Gilmar) ou é maluco ou ambos!

Marcadores