Uma prática disseminada entre alunos das mais diferentes esferas do ensino regular - Primeiro, Segundo e Terceiro Graus - é a cola em avaliações e, também, o plágio em trabalhos acadêmicos. As consequências são inúmeras, e invariavelmente prejudicam os que colam e também aqueles que não, mas participam da mesma se ausentando em denunciar os praticantes.
Já deixamos há muito tempo a honra de lado quando atuamos enquanto estudantes no ensino regular. Acreditamos que vale tudo para obter o tão sonhado diploma, inclusive buscar meios de passar sem o verdadeiro mérito. Seria o mesmo, ou pior, do que se dopar em esportes para melhorar o desempenho.
A primeira consequência é que professores cada vez mais buscam meios de burlar essa prática, com punições mais rigorosas, provas diferentes, trocar alunos de lugares, aumentar o número de avaliadores e etc. Porém, nada seria mais eficiente do que a ajuda dos alunos que estão sendo prejudicados por quem cola.
Esse prejuízo é quantificado, em um primeiro momento, por ter uma nota limpa sendo comparada com uma nota suja pelos alunos fraudulentos. Em um segundo momento pelo aumento da dificuldade das provas, pois os professores farão os ajustes nas provas. E no final de tudo, ao receber o diploma, receberá um título que equivale a um quantitativo de esforço e investimento que, independente se colou ou não, terá o mesmo peso legal.
Porém, o mercado de trabalho tem percebido cada vez menos qualidade produtiva nos recém formados. E com isso, passa a exigir mais dos candidatos pra que possam serem empregados. E aí, surge uma nova dinâmica, a dos cursos de pós-graduação e MBA's que servem como verdadeiras lavanderias de diplomas. Para que aí sim, o candidato sinalize seu tipo, produtivo ou não, para o mercado de trabalho lhe oferecer a tão sonhada vaga.
Logo, na medida que a cola se torna uma prática disseminada, os alunos passam a perder qualidade no seu diploma para o mercado de trabalho. Então, se você denunciaria um candidato que cola no mesmo concurso público que você está fazendo, e acha isso injusto, denuncie também, aquele colega do seu lado, que lhe convida para festas, mas que também o prejudica com essa prática corruptiva. Fará um favor para si e para ele também. Afinal de contas, ninguém que vença na vida por meios ilegais, terá um sucesso perene.
Comentários
Postar um comentário