Herman Melville, em seu livro, define que a verdadeira força emerge da suavidade. Descrevendo as ações da cauda de uma baleia, relacionando suavidade e força. Mesmo com a ferramenta mais forte de um ser vivo em toda a história do planeta Terra, a baleia preserva sua graça e suavidade quando movimenta sua cauda. Essa mesma suavidade deve emergir tanto de ações físicas quanto de argumentos lógicos. O verdadeiro poder deve ser associado a suavidade, traduzida em coisas fáceis de serem entendidas, e aparentemente fáceis de serem implementadas.
Uma repórter perguntou a Louis Armstrong de uma forma ingênua what´s jazz? O gênio e lenda da jazz music americana respondeu my dear, as long as you have to ask this, you never know it. A ingenuidade da repórter não se provê injustificadamente. Ao observar o performista no palco, nada parecia mais fácil, mais intuitivo e menos complicado do que a arte do jazz. Contudo, exatamente por essa falsa áurea de simplicidade, se define e se consolida a genialidade. Talvez essa seja a definição do verdadeiro gênio, fazer algo extremamente difícil, ou mesmo inédito, parecer simples.
Contudo, algumas pessoas no meio acadêmico parecem desconhecer essa realidade. Tendo orgulho de manter temas que são de extrema importância para a sociedade, em relativa obscuridade através de termos herméticos, que acabam por tornar a assimilação desses conceitos, em si, às vezes mais difíceis que o próprio conceito. E isso deve ser combatido. A beleza e o poder de uma conquista acadêmica, deve ser o espelho de um chaveiro, que abre um cadeado aparentemente intransponível em segundos. Destravando-se assim as ideias e pensamentos daqueles, que por esta conquista, são tocados.
A simplicidade, contudo, não deve ser confundida com trivialidade. Como algo corriqueiro e desprezível. Aí, também, reside a fraqueza do discente, que se posta sem a devida humildade, frente à um conhecimento novo. Pois um bom professor faz o difícil parecer fácil, e um bom aluno entende que a facilidade é fruto de esforço, disciplina e método. Só assim existe o progresso. E só assim, ocorre o verdadeiro aprendizado. Pois tudo que vem fácil, vai fácil, inclusive o conhecimento.
Comentários
Postar um comentário