A barganha de Nash, ou seja, quando se encontra em uma situação cujo o resultado depende das escolhas de um ou mais indivíduos, e caso essa barganha seja cooperativa, ou seja novamente, as escolhas dos outros participantes dependem, também, da sinalização e do comportamento que um participante manda para os demais. Quando nos vemos nessa situação, que pode se caracterizar por quase todas situações de mercado que nos envolvamos, seja a compra de um pão, seja casamento, seja em uma entrevista de emprego, seja na hora de lidar com o mau comportamento do seu filho, você precisa se colocar em uma posição de FODA-SE.
A posição do FODA-SE é simples, se os participantes da barganha de Nash resolverem operar de forma não cooperativa, tentando extrair o máximo de excedente possível na negociação, sem se preocupar com o resultado do jogo para todos os participantes, você, enquanto participante, mesmo se prejudicando, pode, de forma racional, ligar o FODA-SE, e simplesmente desistir da barganha ou do negócio, gerando prejuízos para ambos.
Um exemplo de um jogo cooperativo é fazer um bolo quando não se tem todos os ingredientes para tal, e tão pouco o conhecimento para operar. Imagine uma situação aonde você possua os ingredientes, outro possua as panelas e o fogão e um terceiro possua a habilidade de fazer o bolo mais gostoso dentre os três. Após o bolo ficar pronto, como dividi-lo? A teoria do valor de Shapley é baseada, sobretudo, em algo do tipo FODA-SE, uma vez que o indivíduo cuja situação sem o bolo é a melhor possível - de outra forma é o que liga menos para o bolo - é aquele que possui a melhor situação na barganha, e que de maneira "justa" irá ficar com o maior pedaço.
Um emprego público no Brasil é baseado no nível do FODA-SE, uma vez que grande parte da sua atratividade para um agente racionalmente econômico é que com a estabilidade no emprego, ele não necessita fazer algo que desagrade, afinal de contas ele é concursado e possui estabilidade no emprego. Então FODA-SE o chefe, horas extras, feriados enforcados, pontualidade, serões, pessoas mal educadas e etc. É uma grande atratividade, estar nessa posição.
Contudo, no Brasil, político eleitos também, ao que parece, praticam a posição do FODA-SE há bastante tempo. Me pergunto o que lhes garante tal posição, uma vez que, democraticamente falando, sua posição depende das instituições democráticas legitimadas pelo povo, justamente este que recebe tantos FODA-SE's dos seus representantes. Vai entender...
Segue abaixo um vídeo instrutivo!
Comentários
Postar um comentário