Os cenários funestos de uma muito provável represália econômica à Rússia imposta pela UE e EUA com certeza irão agravar a economia russa que está além do hecksher-ohlin, pois só especializou sua economia em bens cuja oferta de dotações é abundante, como gás natural e petróleo. Ou seja, sua economia depende do comércio internacional, e é justamente esse comércio que foi o estopim da crise e da mais do que provável anexação da Crimeia.
No Brasil o cenário é outro. Se você não for uma montadora de carros ou uma rede de grande porte varejista esqueça o Brasil como investimento. Se você for um investidor estrangeiro, a esquerda nunca gostou de você, agora o país inteiro não está mais gostando de você e já algum tempo. O que vêm acontecendo no Brasil cujos déficits no Balanço de Pagamentos tem atingido recordes históricos em Jan. e Fev. é simples. O Brasil não trata de forma justa quem quer gastar dinheiro nem investir. Os preços são surreais e os retornos líquidos pífios. Culpa de quem?
A resposta não é nada simples, não importa o Governo o Brasil nunca tratou bem seu povo e nunca fez valer a Lei do Preço Único. Contudo, viajar para fora não era tão acessível e isso ficava em segundo plano. Com o aumento do poder aquisitivo, as disparidades aumentaram e se tornaram ainda mais visíveis, e não sei vocês, mas eu já estou de saco cheio.
A regra de ouro para o brasileiro hoje é vender imóveis e investir em um negócio próprio. De preferência algo ligado a vida noturna, pois das 22:00 às 8:00 da manhã ninguém faz nada mesmo.
Comentários
Postar um comentário