A cortina de ferro - expressão cunhada pelo estadista Winston Churchill - para exemplificar o que acontecia com o cenário internacional bipolarizado entre EUA e URSS depois do final da primeira guerra mundial, reapareceu nos tempos atuais no país tupiniquim.
Falar em Guerra Fria em um país cujas temperaturas de sua Capital Federativa - Brasília - beira aos 35 graus, e na sua capital cultural - Rio de Janeiro - beira aos 45 graus nos dias de hoje, se faz uma metáfora no mínimo curiosa.
Mas nada mais acertado para os tempos atuais do que essa denominação. O debate ideológico da esquerda vs. direita chegou a um patamar insuportável e estúpido. Bastiões da educação e ciência - professores universitários - hoje incitam a violência contra os discordantes do seu pensamento. Nada mais tacanho, covarde, mesquinho e desonesto. Políticos que não seguem nenhuma agenda politicamente racional, e sim, uma agenda racional do verdadeiro salve-se quem puder. Uma sociedade pouco presente na vida política e pública. Misture tudo isso em um cenário de crise econômica e falta de representatividade política. Chegamos à situação atual. Que, ao que tudo indica, irá se agravar ainda mais.
Irá se agravar por um único motivo. Os culpados por essa situação ainda não aceitaram a própria culpa. A presidente Dilma para se reeleger fez inúmeras concessões, acordos e desajustes na máquina pública. Virou do avesso a Lei de Responsabilidade Fiscal. Levou à beira da falência a, então, maior empresa de capital aberto no país, a Petrobrás. Arrastou com seu discurso milhões de brasileiros carentes de informações e conhecimento que, acreditando em suas promessas, entenderam que o Brasil iria recuperar sua economia do temível ano de 2014. E que os alertas divulgados em inúmeros veículos eram coisas dos golpistas.
Agora, nem alertas nem opiniões contrárias podem ser proferidas. Entramos no mundo de George Orwell, do Grande Irmão, ou porque não O Grande Companheiro. Que tudo vê, tudo escuta, e mais, sabe o que é melhor para nós. O duplipensamento toma conta de nós. Se antes não havia crise. Hoje a crise estava aí desde que o PT assumiu o poder. O Grande Companheiro nos salvou do caos deixado pelo FHC. A inflação só foi controlada pelo GC. Nunca tivemos em situação melhor. Salve!!
Deixo então a seguinte mensagem, que ao que tudo indica, povoa o pensamento dos ditos contra-golpistas e donos da democracia:
Guerra é Paz
Liberdade é Escravidão
Ignorância é Força
... e no final de tudo, era verdade, ele aprendeu a amar o Grande Companheiro...
De
Comentários
Postar um comentário