A era da ciência nos colocou aonde estamos hoje. Embora muitos acreditam que os problemas do mundo também são frutos desse movimento que começa no Iluminismo, e ascende a lâmpada do etnocentrismo, e nos empurra em direção ao pensamento científico. É inegável que sabemos muito mais hoje do que no passado, mesmo com todos os problemas, podemos buscar soluções que antes eram impossíveis.
A ciência só tem uma premissa, tudo é falsificável, ou melhor, pode ser refutado, negado, contra-atacado e debatido. Não existe verdade absoluta. Uma teoria só é válida enquanto não existe uma melhor, e enquanto ainda não foi refutada pelos inúmeros testes a qual foi, e é continuamente submetida.
As ideologias não. São tomadas como verdades, e sendo assim, se tornam herméticas, e criticá-las é extremamente perigoso, principalmente se você não for um "irmão da causa". A causa pode ser o socialismo, comunismo, liberalismo, capitalismo, machismo, sexismo, gayzismo, racismo, separatismo, e tantos mais ismos, que só fazem os seres pensantes mais parecidos com leguminozas do que com os símios que geralmente são tidos como inferiores.
Não podemos nunca aceitar uma teoria da verdade irrefutável. Não existe o chamado "marvelous" do proletariado construído por Marx. Não existe o paraíso do liberalismo. Não existe discussão científica e produtiva em uma sociedade que baseia seu modus operandis em dogmas insofismáveis. Por isso o atraso social em muitas das quais aproximam governo de religião, pois esta última é uma peça inoxidável e mexer nela é algo impensável para quem vive "dentro da caixa".
Pessoalmente, acredito na racionalidade crítica. Observando com a miopia inerente da racionalidade humana, não conheci nenhum processo evolutivo que não tenha derivado da contestação do sistema vigente. Ou seja, a evolução precede a destruição. Não há espaço para teorias bonitas, e sim espaço para a única que ainda não foi invalidade, cedendo seu espaço para outra, em um período de tempo cada vez mais rápido.
Portanto, evitem se agarrar de mais em ideologias e ideias, principalmente aquelas que encerram em si mesmas, qualquer alternativa de questionamento ou evolução. Essas, infelizmente, devem ser jogadas fora o mais rápido possível, sob pena de cometer danos irreparáveis à condição social.
Comentários
Postar um comentário