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Novo modelo de pedágio: TAGs na Linha Amarela

Quem utiliza a linha amarela para se deslocar talvez compactue comigo. É um sentimento de ser roubado toda vez que você precisa pegar seu carro, passar por menos de 5 km de via-expressa, e ter que pagar um pedágio de 5,90 reais, e após o pedágio enfrentar um engarrafamento, quase sempre insolúvel, até chegar a av. brasil ou até a linha vermelha. No retorno é o mesmo martírio.

Quem trafega na linha amarela antes do pedágio arca com ônus de enfrentar talvez o valor mais caro do mundo por quilômetro percorrido, enquanto quem não necessita atravessar até a freguesia/barra, simplesmente não paga nada pelo trajeto.

É obvio que preferiria que ninguém tivesse que pagar nada mais para utilizar uma via-expressa, dado os valores exorbitantes de IPVA que os cariocas enfrentam. Contudo, sob a égide de um modelo de auto-sustentação, não é justo que os motoristas que não necessitem nunca utilizar a linha amarela, tenham que contribuir para sua manutenção na hora do cômputo do seu imposto sobre veículos automotores.

Logo, também não é justo que só seja obrigatório o pagamento do  pedágio apenas pelo trajeto freguesia-meier. Uma das formas mais inteligentes que conheci de pedágio de vias-expressas é o formato utilizado em Santiago no Chile. Lá, os veículos que utilizam as vias-expressas da cidade são obrigados a terem um dispositivo instalado que junto a câmeras instaladas nas vias, registra o caminho percorrido pelos carros nas vias. Esse sistema se chama TAG: cobrança automatizada de pedágio (na sigla em espanhol

A forma de cobrança se dá por uma fórmula de quilômetro percorrido versus horário. Portanto, veículos que utilizam mais quilômetros na via pagam mais, e, também, aqueles que a utilizam em horários de rush, ou de muita movimentação, como as 10:00 ou 18:00 horas pagam mais caros do que aqueles que utilizam em horários de pouca movimentação como durante o período de 0:00 até as 06:00. 


Esse formato de cobrança torna mais justa a divisão do custo de manutenção da via-expressa, além de reduzir os custos com a cobrança, uma vez que não exige a utilização de funcionários 24 horas, apenas para a cobrança. Fato este que deve reduzir significativamente o custo da administração da via. 

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