Desigualdade Cor* no ensino público
O nosso ensino público está produzindo como resultado uma segregação ou um diferencial em termos de notas entre alunos de cores diferentes, como mostra os dados da Prova Brasil de 2011. Em um sistema de ensino dito universal e igualitário, os alunos com pior rendimento e os com o melhor rendimento possuem diferencial em suas notas exclusivamente pela caraterística de cor*.
Analisando os dados dispostos na tabela abaixo, observamos que para o ensino público brasileiro existe um hiato entre as notas dos alunos pelo critério de sua cor*. Ou seja, não se pode atribuir o aproveitamento desigual no ENEM devido ao histórico social do aluno - argumento sustentado pelas políticas de cotas onde os candidatos pretos possuem uma pior condição social e por isso não concorrem em igualdade com os outros alunos de outras cores (branco, pardo, amarelo e etc).
Na realidade o nosso sistema de ensino público produz também essa diferença, e sendo assim, as cotas não irão nunca resolver essa situação e equilibrar o acesso ao ensino universitário, ou ao mercado de trabalho pelo critério de cor.
O nosso ensino público está produzindo como resultado uma segregação ou um diferencial em termos de notas entre alunos de cores diferentes, como mostra os dados da Prova Brasil de 2011. Em um sistema de ensino dito universal e igualitário, os alunos com pior rendimento e os com o melhor rendimento possuem diferencial em suas notas exclusivamente pela caraterística de cor*.
Analisando os dados dispostos na tabela abaixo, observamos que para o ensino público brasileiro existe um hiato entre as notas dos alunos pelo critério de sua cor*. Ou seja, não se pode atribuir o aproveitamento desigual no ENEM devido ao histórico social do aluno - argumento sustentado pelas políticas de cotas onde os candidatos pretos possuem uma pior condição social e por isso não concorrem em igualdade com os outros alunos de outras cores (branco, pardo, amarelo e etc).
Na realidade o nosso sistema de ensino público produz também essa diferença, e sendo assim, as cotas não irão nunca resolver essa situação e equilibrar o acesso ao ensino universitário, ou ao mercado de trabalho pelo critério de cor.
Quantil da Nota
|
Efeito da Cor Preta
|
Desv. Pad
|
IC.
|
|
0.1
|
-10.8262
|
2.268
|
-15.3622
|
-6.2903
|
0.2
|
-12.7369
|
2.2626
|
-17.262
|
-8.2118
|
0.3
|
-15.6707
|
2.1828
|
-20.0362
|
-11.3051
|
0.4
|
-12.1178
|
2.2977
|
-16.7133
|
-7.5224
|
0.5
|
-9.0489
|
2.3778
|
-13.8044
|
-4.2934
|
0.6
|
-3.7374
|
2.5107
|
-8.7589
|
1.2841
|
0.7
|
-4.64
|
2.4673
|
-9.5747
|
0.2947
|
0.8
|
0.9777
|
3.115
|
-5.2523
|
7.2077
|
0.9
|
-11.782
|
3.8925
|
-19.5671
|
-3.9969
|
Fonte: Elaboração Própria (Salvador, 2012)
*o termo cor é o critério utilizado pelo IBGE e pelo INEP, portanto será mantido em toda a pesquisa que utilizará seus dados.
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