Tenho lido muito a respeito das passeatas e protestos no Brasil. Fale-se muito sobre o apego ao apartidarismo, onde qualquer partido político passa a ser hostilizado durante os protestos. Argumentam que isso fere a democracia, e que, principalmente, o movimento pelo passe livre é um movimento de esquerda. E por isso, a bandeira vermelha tremulante e alegre deveria ser vista por todos.
Bom, partidos de esquerda e de direita no Brasil.... Já refletiu sobre a bandeira e a ideologia do partido que governa o Brasil há 11 anos? Qual é mesmo?!?! Ahh... o PT.... Partido dos Trabalhadores. Quem são os trabalhadores? -Serão, companheiro, os proletariados que são explorados pelos capitalistas, e por isso necessitam se unir, e combater o sistema capitalista...........o PT é a defesa dos trabalhadores..... É verdade??!!?
Os trabalhadores no Brasil, hoje, se incluem na classe média. A média salarial no Brasil, hoje é de R$1.800, por mês, aproximadamente. Sendo assim, para quem é que o Governo do PT pratica seus programas de assistencialismo, e em outra mão seus programas de proteção industrial e subsídios?
Para os trabalhadores é que não são! O Governo vem implementando a seguinte política, redistribuir renda da classe média para os mais pobres, porém, mantendo intacta a renda dos 1% mais ricos do país. É um governo elitista e demagogo. Esse processo, se intensifica em 2009, com a volta do Estado garantidor de lucros para os grandes empresários, e doador de migalhas para os mais pobres, que, com R$ 70 por mês, desde 2002, estão mais pobres ainda.
Esquerda? Direira? A minha conclusão é a de que não existe ideologia na prática. As vontades individuais sempre se sobressaem. Acreditar que a ideologia afeta o comportamento dos governantes é apagar toda a história da humanidade. Leia A Revolução dos Bichos (Orwell, 1945). Todos agem de acordo com seus próprios interesses. Nosso dever é cercear a capacidade de cada um fazer o mal. Atores políticos e que participam da gestão pública e da democracia precisam ser constantemente constrangidos e vigiados. Acabar com a discricionariedade e aumentar a transparência precisa ser uma das maiores reivindicações da sociedade.
Na prática, nenhum partido representa uma ideologia, representa interesses..... sempre individuais, nunca comuns..... por isso, apoio e muito a característica apartidária da atual demonstração de insatisfação....Chega de homens massa, que só sabem repetir, como papagaios, discursos de outros.
Comentários
Postar um comentário