Pular para o conteúdo principal

Sucessos Brasileiros: ENEM

O ENEM foi a ferramenta que foi capaz de democratizar o acesso ao ensino público, todas as estatísticas comprovam que houve uma mudança no perfil do universitário ingressante. O ganho do ENEM é possibilitar que estudantes de todas as partes do país concorram à vagas em qualquer uma das Universidades Federais, por um custo quase zero, e em uma prova de caráter nacional.

Contudo, já ouvi algumas heresias contra o ENEM, a maior de todas é a de que, como o sistema educacional brasileiro é desigual, deveríamos colocar uma nota de corte maior para estados que tivessem um melhor ensino. -Ao ouvir isso me assustei. Bom, recuperado o fôlego, percebi que por trás das falácias desse argumento, estava a intenção de ajudar os estados e os estudantes, principalmente os que não teriam condições de igualdade no acesso à universidade.

Pois bem, o primeiro ponto é que a igualdade de todos é impossível, não existe e nunca existirá um sistema educacional que faça com que todos os alunos tenham acesso ao mesmo conteúdo pedagógico, e da mesma forma, mesmo em sala de aula, existem alunos que se destacam mais, e por isso, são elevados à turmas especiais, quando tem a chance, não fazê-lo é descartar o mérito do aluno.

O segundo ponto, e o principal, é que uma vez elevando a dificuldade dos estados com melhor qualidade de ensino, em virtude dos outros, o ENEM estaria premiando a ineficiência e punindo o mérito. Qual o resultado disso??? Qualquer estudante de teoria dos jogos, ou alguém racional, irá perceber que seria todos os estados começarem a reduzir sua qualidade educacional, para obterem benesses pela sua ineficiência.

Nossa educação figura na posição 114 do mundo, atrás, por exemplo, de Chade, Suazilândia e Azerbaijão. Em ciências, Venezuela, Lesoto, Uruguai e Tanzânia estão melhores posicionados no ranking que o Brasil, que ocupa a 132.ª posição.

Ou seja, nossa situação não permite pensar em reduzir nossa qualidade educacional, vivemos em um mundo globalizado, às vezes eu penso que por nossa educação ser tão ruim, damos graças a Deus pela proteção ao mercado interno, e nossa ineficiência em comparação aos outros países. E se esse pensamento não mudar, não vejo um cenário positivo para o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A regra do 69

Uma pergunta simples ronda os mais curiosos sobre investimentos: quanto tempo demorará para que eu dobre meu capital investido. Ou seja, se eu coloco 100 reais hoje, ou um múltiplo, quanto tempo terei que esperar para meu capital dobrar? Alguns textos mostram de forma rápida a chamada regra do 72, que significa simplesmente que o tempo será T=72/taxa, ou seja, suponha que a sua taxa de juros real hoje seja de 14.15% ao ano (selic), por essa regra, o tempo que você irá demorar para dobrar seu capital é de 72/14.15, que é igual a 4,96 anos. Mas como chega-se a esse resultado? A conta é simples, e está indicada abaixo. Porém a regra não é do 72, é do 69... Portanto, tem-se uma regra bastante prática para calcular um valor bastante intuitivo. O quanto eu preciso esperar para que meu capital dobre, a uma dada taxa de juros. Felizmente, no Brasil vivemos um regime de taxa de juros elevada, porém, geralmente a conta é contrária: "quanto tempo devo esperar para que a

O elefante e o circo e os investimentos em educação

Para cada 1 real investido, se tem como retorno R$ 4,88. Talvez uma das tarefas mais dispendiosas de um dono de circo seja treinar um elefante. O animal é extremamente forte, pesado (óbvio), come muito e difícil de lidar. Contudo, quase todo circo possui um elefante em seus números de adestramento. O porquê não é difícil de entender. O animal vive mais de 70 anos, e possui a maior memória entre os mamíferos terrestres. Portanto, a pesar do elevado custo de ensiná-lo, e de alimento e etc, o investimento inicial uma vez sendo implementado, o paquidérmico renderá 70 anos de shows impecáveis. A comparação pode parecer esdrúxula para alguns, mas o mesmo acontece ao ser humano, principalmente na primeira infância. A nossa capacidade de aprendizado é muito grande entre 2 e 5 anos, e podemos ter nossas habilidades cognitivias e socioemocionais impactadas de maneira bastante significativa. Obviamente não se faz mister que todas as crianças tenham pré-escola, mas o estimulo diário ao co

Porte de Armas: equilíbrio pareto ineficiente

A segunda emenda americana data de 1791, ou seja, final do século 18. Nessa data, as armas existentes não passavam de 1 tiro por vez. A invenção do revolver ocorreu em 1836 por Samuel Colt. Logo, a ideia do uso de armas para proteção e utilização para fins recreativos se deu em um contexto muito diferente do atual, onde armas como metralhadoras automáticas, permitem facilmente mais de 100 disparos com uma única arma sem a necessidade de recarregar. As armas são um importante instrumento de auto-defesa. Principalmente em um contexto no qual a segurança e a vida das pessoas estão à mercê de sociopatas e criminosos. Contudo, as armas que são utilizadas para a defesa à vida, podem ser utilizadas para ceifá-la. Para se ter uma ideia, olhe em baixo o perfil de armamentos que existiam na época da liberação das armas e analise e compare com os padrões de armamentos modernos. As duas imagens mostram um contexto totalmente desconexo um do outro. Enquanto que um indivíduo armado

Marcadores